BASF
Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol seguem em queda e volume baixa 5,4% em uma quinzena [21 gráficos]


novaCana.com - 12 dez 2018 - 16:09

Ao final de novembro, o preço do etanol nas usinas de São Paulo – maior estado produtor do país – enfrentava seis semanas consecutivas de queda. Mesmo com a produção desacelerada no Centro-Sul devido ao grande número de unidades que já encerraram a safra, o grande volume estocado e as consecutivas reduções no preço da gasolina nas refinarias pressionavam os preços. Isso, contudo, não impediu as usinas de vender grandes volumes do biocombustível: foram 1,34 bilhão de litros comercializados na segunda metade do mês.

O impacto é facilmente percebido na posição dos estoques. Na comparação com a quinzena anterior, a baixa foi de 5,38%, ou 565,3 milhões de litros. Os dados dos estoques foram divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ainda assim, o volume total estocado pelas usinas do Centro-Sul continua recorde para o período, com 9,94 bilhões de litros. Isso representa um crescimento de 16,46% em relação ao total de etanol armazenado em 1º de dezembro do ano passado.

A diferença é maior em relação aos estoques de hidratado, que estão 48,45% maiores, com 6,29 bilhões de litros. Em contrapartida, o volume de anidro caiu 15,04%, encerrando a quinzena com 3,53 bilhões de litros.

Em São Paulo, os estoques totalizaram 5,92 bilhões de litros (+22,64%), com 3,49 bilhões de litros de hidratado (+60,34%) e 2,44 bilhões de litros de anidro (-8,23%). Com esses números, na comparação com os índices nacionais, as usinas do estado se posicionam com uma estratégia ainda mais voltada à comercialização de etanol hidratado.

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

novaCana.com

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar