BASF

Como é feito o transporte de cana-de-açúcar no Brasil


O transporte da cana tem evoluído muito nos últimos anos, principalmente com a atuação do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) em parceria com fabricantes de carrocerias. O objetivo principal tem sido sempre reduzir os custos de transporte e se adaptar às mudanças no sistema de colheita. A distância média de transporte (do campo até as usinas) no Centro-Sul gira em torno de 25 km e tem aumentado no passado recente, acompanhando o contínuo aumento de escala das usinas.

Tipos de veículos usados no transporte da cana

Inicialmente utilizava-se o caminhão simples, com apenas um reboque. Posteriormente, começou-se a acoplar dois reboques ao caminhão, chamado de romeu e julieta, sendo que o segundo reboque é engatado no primeiro por meio de um sistema denominado rala – trata-se de um dolly aparafusado, com um sistema de cremalheira.

Treminhão

O treminhão é composto por um conjunto romeu e julieta, no qual se acopla um reboque (ou julieta), ou seja, tem-se agora um caminhão e três reboques.

Treminhão

Treminhão. Fonte: adaptado de Silva (2006)

Rodotrem

O Rodotrem constitui-se numa combinação de dois semirreboques ligados por um dolly de dois eixos. Esta combinação atinge possui um peso bruto total (PBTC) de 74 toneladas, o que aumenta em 64% a capacidade de carga transportada (comparando-se com uma combinação tradicional de três eixos (6×2). Esse veículo necessita, por lei, ser tracionado por caminhão 6×4. No momento da solicitação da licença (A E T – Autorização Especial de Trânsito), é preciso definir o trajeto a ser percorrido pelo veículo.

Rodotrem

Rodotrem. Fonte: adaptado de Silva (2006)

É possível, ainda, encontrar composições com mais de três reboques acoplados. Esse tipo de veículo tem restrições quanto aos locais onde pode trafegar, devido à sua estrutura.

Composições com cinco e seis reboques

Composições com cinco e seis reboques.

Os principais tipos de transporte de cana utilizados e os respectivos desempenhos são mostrados na tabela abaixo.

Tipos de transporte de cana. Fonte: CTC (2004)

Tipo de transporteCarga (t)Consumo de diesel (ml/t/km)
Caminhão simples 15 30
Romeu e Julieta 28 22
Treminhão 45 19
Rodotrem 58 16